O Centro de Artes Cênicas de Taipei, projetado pelo OMA, foi aberto ao público. O projeto feito em conjunto por Rem Koolhaas e David Gianotten está localizado no Shilin Night Market de Taipei. O teatro de performance contemporâneo gerou debates entre os arquitetos quando foi revelado pela primeira vez em 2009 devido ao seu formato incomum. Feito a partir de uma série de operações volumétricas, a forma combina três tipos de teatro para acomodar uma variedade de apresentações. Agora, este espaço cultural está aberto, permitindo ao público explorar novas possibilidades nas artes cênicas e experimentar os diferentes aspectos do teatro.
Quando visitamos Taipei pela primeira vez para o concurso de projeto, sentimos que era uma cidade com apetite por experimentação. Este edifício é uma resposta a essa descoberta. Reunimos três teatros tradicionais de uma forma que oferece aos artistas oportunidades completamente novas para conceber espetáculos e performances. Temos orgulho de fazer parte da realização do centro de artes cênicas, que só se tornou possível com o conhecimento, criatividade e perseverança da cidade, colaboradores e arquitetos. - Rem Koolhaas, Sócio Fundador do OMA
O edifício compacto é composto por um Globe Playhouse esférico de 800 lugares, um Grand Theatre de 1.500 lugares e um Blue Box de 800 lugares conectado a um cubo central. O cubo acomoda os palcos, bastidores e espaços de apoio dos três teatros, permitindo que o Grand Theatre e a Blue Box sejam acoplados para formar um Super Teatro, um enorme espaço para apresentações surpreendentes. Os auditórios dos teatros têm fachadas opacas, que contrastam com o cubo central iluminado revestido de vidro ondulado.
É extremamente gratificante ver criativos, públicos e visitantes usando o edifício como imaginamos e de maneiras inesperadas. A cultura do teatro e a vibrante cultura de rua coexistem neste edifício público e no seu entorno. Para nós, essa mistura de culturas capta bem a energia de Taipei, uma cidade sempre aberta a mudanças.- David Gianotten, sócio-gerente do OMA
O projeto é liderado por Rem Koolhaas, David Gianotten e o Diretor de Projeto Chiaju Lin, com o colaborador de design taiwanês KRIS YAO | ARTECH. Os consultores de design incluem Inside Outside, Arup, dUCKS Scéno e Royal HaskoningDHV.